Educação profissional e interação verbal: a função do verbo modal “poder” no diálogo professor-aluno

Anselmo Pereira de Lima

Resumo


 “Será mais difícil trabalhar com alunos adultos do que com alunos jovens?”. Essa foi a questão levantada e discutida pelos professores de um centro de formação profissional ferroviário que se preparava para receber alunos adultos em suas salas de aula pela primeira vez. O consenso entre os professores era o de que a interação com adultos seria mais difícil e complexa. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada para verificar até que ponto os professores tinham razão. Quatro aulas de um mesmo professor, duas com alunos jovens e duas com alunos adultos, foram gravadas e transcritas. Com base nos conceitos bakhtinianos de palavra e de relação eu-outro, aliados a algumas noções de modalidade, foi analisada a função do verbo modal “poder” nas diferentes interações. As conclusões a que se chegou permitem questionar o consenso dos professores, provocando a continuidade da discussão entre eles.

Palavras-chave


Educação profissional; Interação verbal; Verbo modal

Texto completo:

PDF


Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.