A busca de informação na web: dos problemas do leitor às práticas de ensino

Iúta Lerche Vieira

Resumo


O ensaio discute a busca de informação, tipo preferencial de leitura na Web, a partir de dados de uma pesquisa mais ampla (VIEIRA, 2007a), aqui analisados sob o ângulo do leitor e da aplicação escolar. A discussão situa-se no contexto da explosão informativa provocada pela Internet e dos desafios da escola, onde a pesquisa de informações sempre foi um problema mal resolvido. A busca de informação é vista de acordo com uma tipologia de dificuldades de leitura na Web. Os dados analisados revelam uma grande divergência entre as necessidades ou práticas do leitor virtual e as propostas de ensino mais frequentes, mostrando que, embora a pesquisa informativa na rede constitua o maior problema dos leitores, inversamente é a atividade leitora menos focalizada e trabalhada na escola. Por fim, questiona-se o modo como se pode ensinar a buscar informação na Internet, apontando-se algumas estratégias.

Palavras-chave


Letramento digital; Leitura na internet; Busca de informação; Leitura crítica; Pesquisa escolar

Texto completo:

PDF


Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.