DA ANÁLISE SEMÂNTICA DO DISCURSO À AÇÃO EDUCATIVA – UM MAPA DA CRISE DA SALA DE AULA

Neusa Salim Miranda, Luciene Fernandes Loures

Resumo


Este artigo apresenta a trajetória de um macroprojeto de natureza híbrida – Linguística e Educação – que, por uma década, mediante o desenvolvimento de doze Estudos de Caso fixados no cenário escolar, vem trabalhando um modelo de análise do discurso baseado na Semântica de Frames e nos Modelos de Linguagem baseados no Uso. Valendo-se da narrativa de práticas de alunos e professores como metodologia de constituição de seus corpora, este estudo permitiu traçar um mapa da crise da sala de aula, com suas causas, consequências e, também, rotas de saída, o que tem conduzido não só à consolidação de um modelo de análise do discurso, como a novos caminhos para a ação educativa na sala de aula de Língua Portuguesa e no processo de formação de professores.

Palavras-chave


Semântica de Frames. Análise do discurso. Vivência escolar.

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Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

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