As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias
Resumo
As redes sociais são ambientes virtuais nos quais sujeitos se relacionam instituindo uma forma de sociabilidade que está ligada à divulgação e à própria formulação do conhecimento. A sociabilidade nas redes sociais, como o Orkut, o Facebook e o Twitter não têm as mesmas condições de produção que a sociabilidade em espaços escolares ou universitários, por exemplo, pois o imaginário que rege essas relações é diferente daquele que rege as relações nas redes sociais. Nas redes, esse imaginário diz respeito a um modo de constituição do sujeito que passa pela formulação e circulação de um conhecimento do mundo, de um saber. É desse modo que as redes sociais serão, aqui, objeto de análise, a fim de compreendermos como, através delas, o sujeito do conhecimento se constitui à medida que dá visibilidade/formula/divulga e produz conhecimento.
Palavras-chave
Discurso; Redes sociais; Divulgação; Circulação
Texto completo:
PDFLing. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017
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