v. 14, n. 1 (2014)

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF/A
Fábio José Rauen, Maria Marta Furlanetto p. 11-13

Artigos de pesquisa

O professor e as novas tecnologias na perspectiva da análise do discurso: (des) encontros em sala de aula PDF/A
Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo, Francisco Madeiro Bernardino Júnior, Elaine Pereira Daróz p. 15-27
Organizadores temporais e pronomes na construção do texto narrativo PDF/A
Maria Margarete Fernandes de Sousa, Flávia Cristina Candido de Oliveira p. 29-47
Problematizando o item lexical ‘beijo’: explicaturas e implicaturas em questão da provinha Brasil PDF/A
Fábio José Rauen, Heloísa Pedroso de Moraes Feltes p. 49-65
O texto entre a entextualização e a etnografia: um programa jornalístico sobre belezas subalternas e suas múltiplas recontextualizações PDF/A
Daniel Silva p. 67-84
Uma maquinaria discursiva de recenografar falas PDF/A
Andre William Alves de Assis, Sonia Aparecida Lopes Benites p. 85-104
As gramáticas dos linguistas no Brasil: efeitos de sentido polêmicos sobre a língua a re-conhecer PDF/A
Washington Silva de Farias p. 105-122
Conteúdos de ensino na disciplina de língua portuguesa: o embate entre o discurso da tradição e o discurso da mudança PDF/A
Nívea Rohling p. 123-137
A construção da dinâmica temporal no jornalismo: análise do emprego das formas verbais em sequências narrativas de reportagens PDF/A
Gustavo Ximenes Cunha p. 139-158
Estados paradoxais das ordens do ver e do dizer: a identidade da mulher brasileira em uma propaganda institucional de homenagem ao dia internacional da mulher PDF/A
Jefferson Gustavo dos Santos Campos, Dulce Elena Coelho Barros p. 159-176

Ensaio

O conceito de valoração nos estudos do círculo de Bakhtin: a inter-relação entre ideologia e linguagem PDF/A
Rodrigo Acosta Pereira, Rosângela Hammes Rodrigues p. 177-194

Retrospectiva

Uma revisão dos estudos sobre a fala dirigida à criança e suas implicações para a aquisição inicial do vocabulário PDF/A
Poliana Gonçalves Barbosa, Cláudia Cardoso-Martins p.197-212

Entrevista

El género en el discurso: “los niños actúan, las niñas existen” entrevista a Carmen Rosa Caldas-Coulthard PDF/A
Oscar Iván Londoño Zapata p. 211-220