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CHAMADA GERAL

 

Dossiê: Feminismo, Sexualidade e Relações de Gênero: contribuições do materialismo histórico-dialético em análises educacionais

Organizadoras

Cláudia Vianna – Universidade Estadual de São Paulo – USP (cpvianna@usp.br)

Tânia Mara Cruz – Universidade do Sul de Santa Catarina – PPGE UNISUL (tania.cruz@unisul.br)

 

O debate sobre sexualidade, movimentos feministas e o papel da educação na emancipação social sempre esteve pautado na esquerda marxista. Nomes como Alexandra Kollontai e Wilhem Reich merecem destaque, ainda que outros precursores possam ser lembrados.

A partir dos anos de 1970, também no Brasil, apesar das controversas visões economicistas ou ortodoxas que insistem em deixar para depois da revolução tais questões consideradas menores ou fragmentadoras da luta de classes, o feminismo marxista, seja ele racial, étnico ou LGBT tem ocupado um espaço importante no movimento social. Mais recentemente temos visto, no campo das Ciências Sociais, História e Serviço Social, a preocupação com a incorporação desta temática refletida em novas produções teóricas, às vezes tendo como objeto de pesquisa a Educação. Todavia, o método materialista histórico-dialético ainda tem sido pouco visibilizado como um referencial possível para trabalhar tais questões no âmbito da Educação, particularmente em contextos escolares.

O momento em que vivemos, de um contexto de forte crise do capital e crescimento da extrema-direita, tanto na Europa quanto no Brasil, a exemplo das questões que envolvem Ideologia de gênero e Escola sem Partido, torna necessário o fortalecimento da luta feminista e classista dentro de uma perspectiva marxista. Pretende-se que o Dossiê seja mais um espaço de circulação de novas contribuições que referendem o marxismo como concepção de densidade teórica dentro do feminismo classista, em conjunto às demais concepções anarquistas, queer, entre outras que têm dado suporte para as lutas feministas contemporâneas.

O objetivo é contemplar trabalhos inéditos resultantes de pesquisas teóricas e/ou empíricas que articulem o método materialista histórico-dialético na construção de suas análises. O Dossiê contemplará um amplo leque de temáticas que articulem Feminismo, Sexualidade e Relações de Gênero em contextos educativos formais e não formais. Além de outras temáticas, serão bem-vindas reflexões sobre a educação indígena, quilombola e rural.

As reflexões em torno das articulações entre feminismo, sexualidade e relações de gênero na Educação têm muito a ganhar com as contribuições de outras realidades. Nesse sentido, esta chamada também se estende a pesquisadores/as de outros países.

Do envio dos textos: a postagem das submissões poderá ser feita individualmente por autor, mediante seu cadastro na Revista Poiésis, marcando a opção AUTOR. O responsável pela postagem fará constar em informações ao Editor (item constante durante o processo de submissão) a informação: Texto referente ao dossiêFeminismo, Sexualidade e Relações de Gênero: contribuições do materialismo histórico-dialético em análises educacionais.

Do prazo para postagem das submissões: até 30/06/2018. Somente os textos enviados até essa data serão avaliados para a temática. Textos enviados fora do prazo poderão ser avaliados dentro do fluxo normal da Revista.

Da publicação: O dossiê tem previsão de publicação para o segundo semestre de 2018.

Das instruções para os autores:  A Revista Poiésis é avaliada com Qualis Capes B2 na área da Educação. As diretrizes para autores poderão ser acessadas através do link  http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/about/submissions#authorGuidelines

 
Publicado: 2017-12-18
 
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