A educação ambiental nos moldes da pedagogia tradicional: breve reflexão

Rafael Nunes Braga

Resumo


A educação é um processo que busca ensinar e aprender. Para tanto, faz-se necessário um modo de fazer. Um desses modelos é a pedagogia tradicional, que serviu de base para todas as outras pedagogias. Modelo esse que, apesar do tempo, ainda está presente nas escolas da sociedade moderna. A Educação Ambiental é um processo que busca, no indivíduo, a afirmação de valores e clarificação de conceitos. O presente artigo objetiva refletir acerca dos principais conceitos e características da Educação Ambiental e da Pedagogia Tradicional. Não se procura criticar, muito menos julgar, mas analisar a seguinte questão: Como queremos fazer Educação Ambiental em sua totalidade, se os moldes Tradicionais ainda fazem parte da escola? Esta discussão é um recorte da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade do sul de Santa Catarina – PPGE/UNISUL, intitulada: Percepção Ambiental: uma análise a partir de histórias de professores residentes nas imediações do Rio Morto – Tubarão – Santa Catarina.

Palavras-chave


Educação; Educação Ambiental; Pedagogia tradicional

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e0201288-108

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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