Da leitura das palavras à leitura de mundo: o ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Marcia Rosa Neu

Resumo


O presente artigo tem por finalidade discutir os resultados da pesquisa sobre o ensino de Geografia realizado nas escolas públicas de Tubarão, campos de Estágio e parceiras na formação de professores, principalmente dos anos iniciais do ensino fundamental da Universidade do Sul de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por estudantes do curso de Pedagogia que entrevistaram um total de 22 pedagogos ou profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. As concepções de ensino de geografia, tradicional e crítica são discutidas a partir dos resultados. A análise remonta ao papel fundamental da ciência geográfica no processo de alfabetização e letramento ea prática contraditória dos currículos escolares.

Palavras-chave


Geografia escolar; Concepção de ensino de geografia; Alfabetização e letramento

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e02012176-190

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED