FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Márcia Cristina Américo

Resumo


Este texto visa apresentar algumas reflexões sobre a implementação da lei 10.639/2003, alterada pela Lei 11.645/2008 –, que determina: “nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena” como possibilidade de construção de novas experiências e de uma formação de professores que propicie conhecimento sobre as diferentes culturas, povos e histórias; que contribua para o acolhimento das crianças, para a valorização de sua diversidade e para a sua convivência nas relações sociais com outros grupos étnicos. Compreendo que a formação de profissionais da educação embasada teoricamente na compreensão dos fundamentos da lei e em ações que visem a sua implementação possibilita que a infância nas instituições educacionais seja tratada como uma construção histórica, social, cultural e política.


Palavras-chave


: Lei 10.639/2003; Formação de Professores; criança negra

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e142014515-534

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED