ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COMPUTACIONAL

Uaiana e Silva Prates, Maria do Carmo de Sousa

Resumo


A partir do desenvolvimento de uma pesquisa de cunho colaborativo, que envolveu a construção de um jogo computacional sobre área e perímetro e contou com as participações da professora e estudantes do sexto ano da Educação Básica, de uma escola publica, tem-se, neste artigo o objetivo de apresentar e discutir as contribuições da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) enquanto mediação do processo de construção do jogo. As elaborações dos estudantes mostram que pode-se observar a presença de aspectos sociais e históricos na construção do conhecimento matemático na medida em que se convida os sujeitos a interagirem-se, os quais, compartilham significados. Além disso, a interação revela alguns inesperados relativos à construção e a maneira que os estudantes produzem significados aos conteúdos considerados úteis no processo de entendimento dos conceitos matemáticos.


Palavras-chave


Atividade Orientadora de Ensino; Jogo Computacional; Contribuições.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e02014136-156

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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