O PROBLEMA LÓGICO-HISTÓRICO, APRENDIZAGEM CONCEITUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Vanessa Dias Moretti

Resumo


O artigo propõe a discussão do conceito de problema a partir da perspectiva histórico-cultural, analisando suas implicações para a educação matemática e para a formação de professores. Destaca-se a relação entre problema e necessidade, e a unidade dialética entre os aspectos lógico e histórico do conceito. Estes aspectos são analisados em uma proposta de formação docente. O movimento de aprendizagem da docência analisado resulta tanto da proposição e resolução de problemas como metodologia de formação, quanto da compreensão do próprio processo de formação docente como problema em movimento, cuja resolução visa a favorecer a apropriação de instrumentos teóricos e metodológicos que permitam a objetivação da nova atividade de ensino na práxis pedagógica.

Palavras-chave


Formação de Professores; Educação Matemática; Problema; Atividade de Ensino; Teoria Histórico-Cultural

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e0201429-44

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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