O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PROBLEMA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS CONTRIBUIÇÕES DE LEE SHULMAN E DE V. V. DAVYDOV

Valdivina Alves Ferreira, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas

Resumo


O objetivo deste texto é apresentar uma discussão crítica acerca da formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Inicia-se pelo delineamento do problema das dificuldades de ensino e de aprendizagem de matemática, recorrentes nas pesquisas e nos discursos acadêmicos, destacando como um dos fatores a formação dos professores. Em seguida apresentam-se as contribuições de dois teóricos distintos, Lee Shulman e V. V Davydov, para o enfrentamento deste problema. Conclui-se que afirmando que as contribuições de V. V. Davydov são mais efetivas e que sua proposta poderia ser melhor utilizada para fazer avançar a qualidade da educação matemática, sendo necessária sua introdução desde a formação inicial de professores.


Palavras-chave


Formação de professores; Ensino de matemática; Ensino desenvolvimental

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e142014535-552

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED