ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Thalitta de Carvalho Peres, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas

Resumo


O conteúdo deste artigo decorre da pesquisa intitulada “Volume de Sólidos Geométricos - Um Experimento de Ensino baseado na Teoria de V. V. Davydov”. Busca responder ao problema da educação do ser humano contemporâneo, considerando a aprendizagem da matemática como um dos elementos importantes desta educação, mas que necessita de alternativas teórico-metodológicas para o seu ensino. O objetivo é apresentar a proposta de organização do ensino presente na teoria do ensino desenvolvimental formulada por Davydov como uma alternativa relevante para a educação matemática, sobretudo quando a escola tem por finalidade educativa o desenvolvimento mais amplo das capacidades dos alunos.


Palavras-chave


Ensino Desenvolvimental; Educação Matemática; Formação de Conceitos; Didática.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e0201410-28

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED