EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMAGINÁRIO E POSSIBLIDADES DA INFÂNCIA

Adriana Regina Isler Pereira Leite

Resumo


Partindo de questões em torno da Educação Infantil, de suas diferentes dimensões e de distintos espaços de atuações, verifico tensões, por um lado da professora, sobre o que e como fazer e por outro das crianças que por vez, “sentem” que “já” está na hora de aprender, porém, ainda querem brincar. Nesse cenário, momentos de brincar e aprender se entrelaçam. Mobilizada por esse problema, este texto assume por propósito explorar este tema através de uma retomada de pesquisas que temos desenvolvido, não retomaremos aqui dados das pesquisas e sim nos focaremos em reflexões a partir do que elas nos oferecem, não são as pesquisas os objetos de reflexão deste trabalho mas, o que elas disparam, o que ela nos dá a refletir, teremos como referência teórica o modelo histórico-cultural de Vygotsky e realizaremos conexões com a Etnomatemática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e02014121-135

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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