POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM FLORIANÓPOLIS/SC

Thaís Regina De Carvalho

Resumo


O presente artigo apresenta análises sobre a experiência da política de formação continuada ofertada pela rede municipal de educação infantil de Florianópolis/SC, entre os anos 2009 -2011, em especial sobre as direcionadas à promoção da igualdade racial. Para compreender a política ancoramo-nos nos estudos sobre relações raciais no Brasil e pesquisas sobre educação infantil e relações raciais. Durante a produção discutimos aspectos relacionados à importância da oferta de formações continuadas que abordem as particularidades da educação infantil atreladas à educação das relações étnico-raciais. Buscamos através desse artigo, contribuir no processo de reflexões sobre as possibilidades de políticas voltadas à primeira etapa da educação básica que considerem a promoção da igualdade racial.

Palavras-chave


Promoção da igualdade racial; Educação infantil; Formação continuada.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v7e122013202-222

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED