O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Rodrigo Augusto de Souza

Resumo


Este trabalho realiza um estudo do guia de ensino intitulado O Aluno de Aprendizagem Lenta, de autoria de William B. Featherstone (1900-1951), que foi publicado pela primeira vez no Brasil no ano de 1966. O guia de ensino originou-se nos Estados Unidos em 1941, e foi traduzido e publicado em nosso país em sintonia com o movimento pela Escola Nova. Neste sentido, ele representa o discurso da Psicologia Educacional do Teachers College da Universidade de Columbia, de Nova Iorque. Procuramos demonstrar a ligação do guia de ensino com as ideias pedagógicas de renovação educacional. Apresentamos sua filiação com o movimento pela Escola Nova ao defender o foco da pedagogia na aprendizagem e no uso da Psicologia Educacional.

Palavras-chave


Psicologia da Educação; Aprendizagem; Escola Nova; Guias de Ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v7e122013367-387

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED