MULHER E ESPORTE: PALAVRAS INICIAIS SOBRE OS DESAFIOS AO ENSINO NA ESCOLA

Helena Altmann, Simone Cecília Fernandes

Resumo


As experiências de meninos e meninas, ao longo da sua infância e período de escolarização, tendem a educar seus corpos, em muitos aspectos, de modos distintos. Este artigo buscou problematizar alguns desafios ao ensino da Educação Física na escola, aprofundando a relação existente entre mulher e esporte. Para isso, foram considerados momentos históricos que situavam meninos e meninas em diferentes campos de pertencimento frente às praticas corporais e esportivas. Considerou-se, também, a experiência de mulheres atletas que, ao longo do século XX, encontrou-se marcada por vários discursos de interdições e proibições que buscavam restringir suas sociabilidades ao âmbito privado da vida. Ao final, após circunscrever a relação entre mulher e esporte em algumas de suas dimensões históricas, sociais e políticas, lançaram-se alguns desafios de ensinar esportes às meninas, considerando a relevância social deste fenômeno em nossa sociedade.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; História das Mulheres; Esportes; Relações de Gênero.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e132014126-140

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED