CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA COMPREENDER E AMAR A CRIANÇA

Vera Lúcia Chacon Valença, Maristela Pandini Simiano

Resumo


O propósito deste artigo é apresentar algumas contribuições a respeito da criança e da infância a partir da compreensão de especialistas, tais como Francesco Tonucci, Gilles Brougère, Wiliam Corsaro, Janusz Korczak, Alain Renaut, Clarice Cohn, entre outros. Uma revisão teórica não exaustiva permitiu a busca de pontos de proximidades/distanciamentos entre esses autores de diversos campos disciplinares que utilizam/utilizaram, em suas investigações, observações de crianças em diferentes espaços: pátios de escola, cidades, aldeias, etc. Eles concordam com a existência de uma criança ativo-participativa, real, existente no presente. Ressaltam a influência do contexto cultural como um dos determinantes fundamentais da socialização, apresentam conceitos diferentes, inclusive sobre cultura, e também atribuem significados distintos a termos aparentemente semelhantes.

 


Palavras-chave


Compreensão da criança/infância; Contribuições teóricas; Socialização.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e172016323-338

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED