Inclusão escolar e formação continuada de professores: relações e contrapontos

Simone Giardi Andrade

Resumo


A partir de resultados da pesquisa de doutorado da autora, de compreensões sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais e a formação continuada de professores, o artigo problematiza e aponta algumas relações entre esses dois conjuntos de processos envolvidos na oferta da educação que pretende ter como referência todos os alunos. A perspectiva de análise valoriza o aspecto associado à inovação: na ação criadora dos profissionais em processos formativos; na pluralidade temática que constitui a complexidade dos fenômenos ligados à mudança da prática pedagógica e às políticas públicas para a educação inclusiva. Identifica especificidades a serem consideradas na oferta da formação continuada que objetiva tornar-se um espaço de sistematização das próprias reflexões e de ativação da criação de oportunidades para ampliar o próprio trabalho.

Palavras-chave


Inclusão escolar; Formação continuada de professores; Prática pedagógica

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v1e1200886-100

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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