A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NO CONTEXTO COLETIVO DA CRECHE

Eloisa Acires Candal Rocha, Fernanda Gonçalves

Resumo


Este texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado, que teve como preocupação central aprofundar os estudos sobre as práticas pedagógicas com as crianças de 0 a 3 anos de idade, analisando os indicativos para a docência com bebês a partir da produção científica brasileira produzida entre os anos de 2008 a 2011 no banco de teses e dissertações da CAPES. Realizou-se, deste modo, um mapeamento da produção nacional que tinham como foco de preocupação a educação das crianças de zero a três anos no contexto da Educação Infantil, totalizando 48 trabalhos, dos quais 13 constituíram o corpus definitivo analisado. Objetiva-se neste texto, apresentar os caminhos do processo de levantamento da produção, bem como a análise das categorias definidas a partir da emersão das temáticas que foram privilegiadas nas pesquisas analisadas.


Palavras-chave


Educação Infantil; Produção Científica; Bebês; Crianças pequenas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v9e15201544-62

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED