LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR: ATUAÇÃO DOCENTE E PARTICIPAÇÃO DOS PEQUENOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Heloísa Andreia de Matos Lins, Carla Fernanda Brito Bispo

Resumo


Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns dos resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as práticas de escolarização da literatura infantil com trinta crianças entre 6 e 7 anos, a partir da atuação de uma professora da educação básica da rede pública estadual da região de Campinas/SP, considerada por seus pares como bem sucedida nessa área. Da mesma forma, discute-se os impactos dessas práticas nos processos de ensino-aprendizagem da linguagem escrita e formação do leitor literário nesse âmbito, tendo-se como panorama a articulação entre Educação Infantil e o Ensino Fundamental, na perspectiva dos estudos da Pedagogia da Infância.

 


Palavras-chave


Literatura infantil; Formação do leitor; Apropriação da escrita; Infância; Formação docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v9e152015171-190

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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