ENTRE OS SABERES E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL- UM ESTUDO SOBRE OS CUIDADOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Jaqueline Delgado

Resumo


O propósito deste artigo é conhecer a percepção das professoras sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil e apontar as ações que envolvem os cuidados como elemento fundamental nas ações interações humanas, ou seja, entre professoras e crianças. Ainda que pouco discutido na literatura, pode-se afirmar que há uma beleza invisível no ato de cuidar, sobretudo nos gestos que acolhem, que confortam, que respeitam e que humanizam os pequenos. Por outro lado, há uma supremacia dos aspectos ditos educativos não só determinados na legislação, mas, impregnados nos discursos; conceitos esses esvaziados pela falta de entendimento acerca da sua concretude na prática cotidiana.

 

Palavras-chave: Professora; Trabalho Pedagógico; Cuidados; Criança.


Palavras-chave


Educação; Educação infantil, Práticas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v9e15201563-79

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED