CULTURA LÚDICA E CULTURA MIDIÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: O QUE AS CRIANÇAS PEQUENAS REVELAM ACERCA DESTA RELAÇÃO

Marluci Guthiá Ferreira

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa concluída em 2014, cujo objetivo principal foi tentar compreender como as crianças se relacionam com as mídias eletrônicas na contemporaneidade, e como estas participam da configuração dos modos de viver a infância a partir do estudo da cultura lúdica infantil. Para este texto, foi realizado um recorte de algumas cenas e narrativas das crianças a fim de revelar a relação que estas estabelecem entre o brincar e a cultura midiática nos dias atuais. Através deste estudo, sob o aporte teórico da Sociologia da Infância, foi possível perceber, nas expressões e manifestações das crianças durante a pesquisa de campo, um forte intrincamento da cultura midiática nas brincadeiras e referências tanto com relação aos artefatos, aos produtos, bem como a presença dos objetos de consumo relacionados a essas referências.


Palavras-chave


Educação Infantil; Cultura lúdica; Cultura midiática.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v9e152015132-152

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED