RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIVERSIDADE: UMA LEITURA NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA/BRASIL

Paulino Eidt, Roque Strieder

Resumo


A Região Oeste foi a última área do Estado de Santa Catarina a ser colonizada (início do século XX).  A dinâmica que se estabeleceu desde o início da colonização da Região se caracterizou pela predominância das iniciativas comunitárias na organização da vida socioeconômica e cultural da população. O sonho de trazer o Ensino Superior para o interior do estado de Santa Catarina teve seu marco com a criação da primeira instituição de ensino superior no final da década de 1970. Após intensa mobilização da Sociedade Regional, adotou-se a universidade comunitária como sendo a ideal, face seu compromisso com a responsabilidade social. A partir dos esforços individuais e coletivos, nasceu a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Ao longo das últimas décadas a instituição zelou no campo epistemológico pela construção, transmissão e conservação do conhecimento. No campo da pesquisa e extensão procurou respostas para os problemas teóricos e práticos do tempo e do lugar nos quais se insere e é parte. O modelo comunitário de instituição buscou seu fortalecimento na região, mostrando suas características primordiais e suas diferenças em relação àquelas mantidas pelo poder público e, também, àquelas instituições estritamente privadas. O presente artigo, enfoca a experiência e o compromisso Social do programa de Pós Graduação mestrado em Educação da UNOESC (Stricto sensu), através de dois projetos de forte impacto social e na formação de professores da Educação Básica dos 118 municípios da mesorregião Oeste de Santa Catarina/ Brasil.


Palavras-chave


Responsabilidade Social; Universidade Comunitária; Associativismo; formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v9e162015351-363

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED