DIÁLOGOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES

ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES, RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA, ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES

Resumo


Os grupos de pesquisa Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário e Profissão Docente - Formação, Identidade e Representações Sociais, buscando estabelecer um diálogo profícuo e interdisciplinar, têm agregado, ao seu rol de estudos, as pesquisas na área da política nacional de leitura e política educacional no Brasil. Ao estudar os desdobramentos do Plano Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) e de relacionar os dados obtidos com um mapeamento do perfil dos alunos em formação docente para atuação no 1º nível da educação básica e anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, procuramos ampliar os conhecimentos sobre os efeitos de diversas políticas públicas na formação de professores. A perspectiva que orienta este trabalho é que o diálogo entre diferentes grupos auxiliam a ampliar os conhecimentos sobre o objeto de pesquisa.


Palavras-chave


Política Pública. Formação de leitores. Formação de professores. PNBE.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e182016401-416

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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