FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E ESTÉTICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: APRENDIZAGENS DOCENTES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Ana Cristina Moraes, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Bernadete Souza Porto, Rogério Adolfo Moura

Resumo


Este artigo reflete sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado realizadas em duas universidades públicas estaduais do Brasil – uma localizada no Nordeste e outra no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiros e Gebran (2006), Buriolla (2005), Farias et. al. (2008), Fazenda (1995), Imbernon (2009), Pimenta (2011; 2008), dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida, e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes, como os estéticos, de práticas de ensino, pedagógicos e inter-relacionais.

 


Palavras-chave


Estágio supervisionado; Formação pedagógica; Educação estética; Aprendizagem docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e172016270-291

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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