GESTÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOS DIRETORES EM MINAS GERAIS

Adriana Duarte, Maria Helena Augusto, Tiago Jorge

Resumo


Este artigo busca apresentar quem são os diretores de escolas de Ensino Médio em Minas Gerais e como eles respondem as demandas advindas do chamado Acordo de Resultados estabelecido entre as escolas e os órgãos centrais da educação no estado. Este acordo está voltado para o cumprimento de metas, buscando o alinhamento das políticas educacionais às políticas de governo, com base nos resultados obtidos em sistemas de avaliação do estado e nacionais. Neste processo, não se leva em consideração outros aspectos, como as condições de trabalho das escolas e dos professores, as desigualdades sociais e educacionais existentes, e as peculiaridades de cada região e de cada escola. A avaliação é vista como um mecanismo indutor de excelência e torna-se um mecanismo eficaz de controle e de responsabilização de seus agentes.

 


Palavras-chave


Ensino Médio; Gestão Escolar; Trabalho do Diretor; Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e172016199-214

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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