ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE - ESTUDO DE CASO: UMA PROPOSTA DE CURSO TÉCNICO DA REDE E-TEC BRASIL

Adelson de Paula Silva, Viviane Sartori

Resumo


A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) potencializou a Educação a Distância (EaD). O programa Rede e-Tec Brasil fez uso desses aportes tecnológicos ofertando cursos técnicos de nível médio, mudando o perfil da educação profissionalizante brasileira. O objetivo deste estudo é proporcionar um novo olhar para a educação profissional brasileira a partir da EaD e do Programa da Rede e-Tec Brasil, apresentando o curso de formação de Técnico de Informática para Internet do programa da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET–MG). A presente pesquisa é de natureza aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental, estudo de caso e quali-quantitativa. Os resultados apontam que os cursos oferecidos na modalidade EaD, promovidos no âmbito da Rede e-Tec, organizados em propostas de ensino estruturadas, contribuem para o crescimento da educação técnica profissional brasileira.


Palavras-chave


Ensino Técnico Profissional; Rede e-Tec; Proposta de Ensino na EaD.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e0201666-83

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED