EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR E DOS PROCESSOS DE SUBJETIAÇÃO

Dulcinéia de Fátima Ferreira

Resumo


Este artigo traz algumas reflexões em torno da educação e alfabetização de jovens e adultos, a partir da educação popular e dos processos de subjetivação. É um exercício de pensamento em torno de alguns eixos, princípios e dimensões. Procura pistas que auxiliem no desafio de ensinar jovens e adultos a ler e a escrever, como uma vivência, um movimento de criação, em que a leitura e a escrita aconteçam junto com um processo de construção de sentidos para viver. Reafirma a educação como prática da liberdade, um ato político, um ato de conhecimento, por isso mesmo, um ato criador. 


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização de Jovens e Adultos; Educação Popular; Processos de subjetivação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v11e202017380-394

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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