ERASMO PILOTTO E O USO DO MÉTODO MONTESSORI NA ALFABETIZAÇÃO NO PARANÁ

Simone Ballmann Campos

Resumo


O artigo apresenta o uso da alfabetização montessoriana por Erasmo Pilotto nos programas para o Ensino Primário no Paraná e algumas das especificidades da apropriação montessoriana por ele realizada no que se refere à Educação Infantil. Por meio de uma narrativa historiográfica (MAGALHÃES, 2004), composta por avanços e remições no trabalho com as materialidades apresentadas e interpretadas, trazemos a lume uma nova cena da História da Educação Brasileira a respeito do processo de alfabetização, visto que as influências do Método Montessori na educação brasileira são pouco conhecidas. 


Palavras-chave


Alfabetização; Erasmo Pilotto; Método Montessori; Método Fônico

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v11e202017287-305

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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