Gestão democrática da educação e avaliação em larga escala: implicações para o contexto escolar

Almir Paulo dos Santos, Vânia Carbonera

Resumo


O trabalho tem a pretensão de discutir as interfaces possíveis entre a gestão democrática da educação e as avaliações em larga escala, nas escolas públicas como nas privadas. O objetivo é a reflexão dos índices alcançados pelas escolas nas avaliações. Existe a necessidade de retrabalhar as dificuldades encontradas, pois as avaliações em larga escala estão presentes na realidade educacional de ensino nas escolas brasileiras. A democracia ateniense é apresentada enquanto pressuposto para pensar a gestão democrática. O conceito de democracia ateniense vem permeado de interesses comuns, onde o cidadão exerce papel central na estruturação política e educacional, construindo as primeiras noções de democracia.

Palavras-chave


Educação; Democracia; Escola; Avaliação em Larga Escala

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v3e62010177-192

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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