ENSINO DA LITERATURA: A LEITURA DOS BONS AUTORES NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-1963)

Luci Schmoeller

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar artigos sobre o ensino de literatura no ensino secundário, publicados entre 1957 e 1963, na Escola Secundária, revista trimensal publicada pela Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário (CADES). Por um lado, procura compreender o que defendiam os autores desses textos sobre os objetivos do ensino da literatura; de outra parte, explora as opiniões dos articulistas acerca dos métodos de ensino para a literatura no secundário brasileiro. Para tanto, utilizamos as reflexões de André Chervel (1990) sobre as transformações das disciplinas-saber em perspectiva histórica, sendo ensejadas por professores e/ou por manuais escolares e periódicos educacionais.


Palavras-chave


Disciplina-saber; Ensino; Literatura.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e212018293-310

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED