FORMAÇÃO ARTÍSTICA E ESTÉTICA: REFLEXÕES PARA ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Vinícius Stein, Marta Chaves

Resumo


As escolhas estéticas feitas pelos professores para o ensino na Educação Infantil estão diretamente relacionadas com os conteúdos apropriados em sua formação. O objetivo, neste texto, é refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento estético e artístico de professores para atuação na Educação Infantil. Foi realizado um estudo bibliográfico, tendo como referências primárias os textos Educação Estética e Imaginação e criação na Infância de L.S. Vigotski (1986 – 1934). Este texto considera que a formação de professores, amparada em estudos contínuos sobre temáticas relacionadas ao conhecimento artístico e à atividade criadora das crianças, pode contribuir com a reorganização das ações realizadas nas instituições de Educação Infantil, visando ao desenvolvimento estético dos escolares.


Palavras-chave


Formação de professores; Educação Infantil; Arte; Teoria Histórico-Cultural

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e212018204-215

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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