FORMAÇÃO INICIAL E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Valdete Côco

Resumo


No contexto dos desafios conexos à formação de professores, este artigo resulta de pesquisa articulada ao acompanhamento em um Curso de Pedagogia (2006 - 2017), focalizando as perspectivas de atuação dos licenciandos com atenção à Educação Infantil. Com referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, tematiza eixos ligados à formação, às experiências de atuação e aos requisitos para o trabalho docente, implicados com o posicionamento da Educação Infantil no horizonte das escolhas profissonais. A partir dos dados, informa a presença da Educação Infantil no repertório das possibilidades profissionais, marcada com significações de desprestígio, assinalando o reconhecimento de um campo de atuação que precisa avançar na sua afirmação e reconhecimento social.


Palavras-chave


Formação Inicial de Professores; Educação Infantil; Docência

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201895-112

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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