CRIANÇAS FAZENDO ARTE: processos de criação artística e formação profissional docente para a educação infantil

Sandra Mara da Cunha

Resumo


Aprender arte por meio de processos criativos remete diretamente às crianças pequenas, exploradoras de lugares e investigadoras de gestos, movimentos, sons, cores e suas misturas. A aprendizagem da arte na Educação Infantil é objeto deste artigo, de natureza ensaística. Aqui, o objetivo é buscar conexões entre os processos criativos em arte com crianças pequenas, considerando o papel fundamental que as professoras desempenham na promoção desta aprendizagem. Fundamentado nos diálogos entre projetos educativos em arte desenvolvidos com crianças pequenas e os estudos da infância, traz elementos que apontam caminhos possíveis para a arte na Educação Infantil. Como resultado, as professoras, em formação e no exercício docente, são conclamadas a reconfigurar suas atuações ao trabalhar em parceria com as crianças, experimentando materiais e modos de lhes dar vida em uma abordagem pedagógica centrada nos processos de criação artística.

Palavras-chave


Formação de professores; Educação infantil; Aprendizagem artística; Estudos da infância; Processos criativos em arte

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e212018235-250

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED