Comunicação, diversão e aprendizagem: um estudo exploratório sobre o uso das tecnologias pelos adolescentes

Daniela Karine Ramos, Alexandre Silva Soares

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as relações estabelecidas entre um grupo de adolescentes e o computador, investigando o lugar que essa tecnologia e o universo virtual ocupam na vida dos mesmos. Para tanto, a pesquisa desenvolvida pautou-se na abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como principal instrumento para coleta de dados um questionário respondido por 74 estudantes com idade entre 14 e 16 anos. A partir disso, identificou-se que o computador faz parte do cotidiano desses adolescentes e que estes, de modo geral, conseguem discriminar adequadamente a realidade da ficção e reconhecem os benefícios resultantes da interação com o computador, como o acesso a informações atualizadas, a comunicação facilitada e a possibilidade de realizar ações no mundo virtual impossíveis na realidade.


Palavras-chave


Adolescentes; Computador; Virtual.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v4e82011405-421

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED