O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA DINAMARCA: ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Jytte Juul Jensen, Lenira Haddad

Resumo


O artigo apresenta o programa de formação de pedagogos na Dinamarca, no que se refere à especialização em Pedagogia da primeira infância, uma das três especializações para a concessão do grau de bacharel em Pedagogia. O texto tem início com uma breve nota sobre o sistema de educação infantil na Dinamarca e a figura do pedagogo, e segue com a descrição dos elementos que compõem o programa de formação: o contexto histórico; a estrutura regulatória; as áreas e metas de competência; as formas estéticas de expressão; o estágio e o papel do supervisor do centro de educação infantil e da universidade; as formas de autoavaliação e avaliação externa dos alunos; e competências pessoais e acadêmicas. O texto é finalizado com uma reflexão sobre os contributos do programa dinamarquês para pensar o contexto brasileiro, evidenciando paralelos, claras distinções e contrapontos nos dois sistemas de formação.


Palavras-chave


Formação de Professores; Pedagogia da Primeira Infância; Educação Infantil; Dinamarca

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e2120189-31

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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