O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E A SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR

Samuel Carvalho Santos, Neide Pena Cária

Resumo


Este artigo investiga as relações entre a experiência, a teoria e a prática, compondo a chamada competência pedagógica na sala de aula universitária. O objetivo é contribuir com a discussão em torno da relação entre ensino e aprendizagem, priorizando a relação entre o pedagógico e o epistemológico, tendo em mente a hipótese de que toda prática em sala de aula é amparada epistemologicamente em uma determinada concepção, crença e valores. O aspecto fulcral do Ensino Superior está ligado ao ensino de adultos e, portanto, as relações de ensino e aprendizagem neste nível de ensino diferem de uma pedagogia voltada para a criança e o adolescente. A competência acadêmica é um processo a ser construído no dia a dia, continuamente, enfrentando o desafio de superar o modelo tradicional de ensino. 


Palavras-chave


Ensino superior. Competência acadêmica. Aula universitária.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v13e232019197-215

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED