A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COM ARTE

Luciane Schulz, Leomar Peruzzo, Carla Carvalho

Resumo


A Ambientalização Curricular e a Educação Ambiental Crítica são conceitos em desenvolvimento em Instituições de Ensino Superior. Este estudo discute os efeitos de uma ação de Educação Ambiental Crítica e Ambientalização Curricular e Sustentabilidade em uma Universidade localizada no vale do Itajaí - Santa Catarina. O objetivo é discutir os efeitos do projeto Faxina Verde em uma Instituição de Ensino Superior considerando os conceitos de Educação Ambiental Crítica, Ambientalização Curricular e Sustentabilidade e a Arte. Analisa os registros da ação realizada nos espaços da Universidade participante da pesquisa e da entrevista semiestruturada realizada com estudantes e docentes da mesma instituição. Os resultados acenam a constatação de que os ambientes naturais da universidade recebem cuidado precário, e que o projeto Faxina Verde mobilizou reflexivamente estudantes realizadores do projeto, docentes da instituição e a comunidade externa, ao expor as produções artísticas em espaço de intensa circulação.


Palavras-chave


Ambientalização Curricular e Sustentabilidade. Educação Ambiental Crítica. Arte Contemporânea. Currículo no Ensino Superior.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v13e23201988-108

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED