PIBID PEDAGOGIA: ESPAÇO PARA FORMAÇÃO APRENDIZAGEM E REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS NO CAMPO SOCIOAMBIENTAL

Maria das Graças da Silva, Rejane Pinheiro Chaves Pinheiro Chaves, Jessyca Moraes de Oliveira Moraes de Oliveira

Resumo


Trata-se da ambientalização no contexto de uma experiência acadêmica de formação inicial de professores. Visa a analisar um repertório de práticas educativas que integraram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvidas por meio do subprojeto licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus Belém. A inserção socioambiental configura-se por meio de atividades pedagógicas e ações formativas que buscam contribuir para uma compreensão crítica das relações sociedade-natureza e a transformação da percepção de alunos e alunas desse curso, e a sensibilização de alunos e alunas do Ensino Fundamental em relação aos seus espaços de vivências. As ações estiveram pautadas por uma abordagem interdisciplinar, dialógica, participativa e dinamizadas no interior da UEPA e em uma escola, na área periférica da cidade. Narrativas de bolsistas e avaliações das ações inferem que a participação no subprojeto foi um diferencial e um alargamento na sua formação docente.


Palavras-chave


Inserção socioambiental. Pibid Pedagogia. Formação Inicial de Professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v13e232019109-121

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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