Normas escolares: representações dos alunos

Maria Teresa Tavares Azevedo

Resumo


O artigo apresenta uma caracterização das representações dos alunos sobre os conteúdos e finalidades das regras escolares bem como a compreensão do contributo das mesmas para a socialização dos alunos na escola. O estudo organizou-se em torno dos seguintes aspectos de natureza conceptual: (a) O que entendem os alunos por regras escolares? (b) Em que situações julgam os alunos necessária a existência de regras? e (c) O que pensam os alunos sobre o incumprimento das regras? O estudo contribuirá para a compreensão dos fenómenos de indisciplina ao clarificar as práticas normativas da escola e identificar as práticas dos alunos como geradoras de incumprimento ou violação do normativo escolar. Ao nível das práticas dos professores poderá contribuir para a reflexão e debate em torno das questões da concepção e aplicabilidade dos normativos escolares.

Palavras-chave


Regra escolar; Pensamento do aluno; Normativo escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v2e3200963-82

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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