Aprendizagem mediada por computador: metodologia para desenvolvimento e aplicação de um software de simulação na formação de gestores em sistemas locais de produção

Dndº. Jader Cristiano Magalhaes Albuquerque (UNEB), Dr. Renelson Ribeiro Sampaio (UFBA)

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir sobre o processo de aprendizagem por simulação computacional, mais especificamente trata do desenvolvimento e modelagem de um software que pode ser aplicado na formação e aperfeiçoamento de gestores públicos. Apresenta inicialmente o referencial sobre o uso de softwares na educação e suas categorizações. Em seguida descreve o objeto da simulação específica que são os Sistemas Locais de Produção (SLP), posteriormente discute sobre as etapas de construção do modelo computacional que permitiu elaborar a respectiva simulação e conclui apontando o potencial de mediação da ferramenta para a formação e aperfeiçoamento de gestores públicos, na área dos SLPs.

Palavras-chave


Aprendizagem mediada por computador; simulação computacional; software educacional; formação de gestores públicos; Sistemas Locais de Produção; modelagem computacional.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e9201288-110

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED