Ambientes virtuais de aprendizagem como uma entidade complexa

Drª. Teresinha Fróes Burnham (UFBA), Dndº. Marcus Túlio Pinheiro (UNEB), Dndª. Marise Oliveira Sanches (UFBA)

Resumo


Este artigo articula diferentes contribuições em produções relacionadas à Educação à Distância (EaD), buscando assim colaborar com a construção do referencial teórico-epistemológico relativo a esta modalidade e seu potencial para a construção colaborativa do conhecimento - um dos grandes desafios e ao mesmo tempo uma das grandes metas da EaD. Traz aportes de muitas discussões ocorridas no grupo de pesquisa Conhecimento, Análise Cognitiva, Ontologias e Socialização - CAOS (FACED/UFBA), com o compartilhamento de experiências de trabalhadores do conhecimento que aí atuam como pesquisadores, bem como de uma larga gama de autores que ofereceram seus trabalhos para a comunidade epistêmica que produz no campo da EaD.

Palavras-chave


Educação a Distância; Potencial dos AVA; Chats e a Construção Colaborativa do Conhecimento

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e92012154-172

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED