A construção de saberes para uma escola que protege: notas sobre a formação de educadores/as na modalidade de ensino a distância

Drª. Patrícia de Moraes Lima (UFSC), Dndª. Marta Corrêa Moraes (UFSC), Dndº. Rogério Machado Rosa (UFSC)

Resumo


Especialização “A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege”, que teve como intenção instrumentalizar educadores/as e outros atores sociais para construírem projetos de intervenção educacional nas escolas, buscando reconhecê-las como um espaço que integra a Rede de Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes no Brasil. O projeto de formação nasceu da iniciativa conjunta do Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC) e do Laboratório de Novas Tecnologias da UFSC (LANTEC) e buscou, através da modalidade EAD (Educação à Distância), disseminar iniciativas de enfrentamento aos cenários de violências nos contextos escolares da Região Sul/Brasil. Esta experiência pedagógica procurou se afastar do mero acúmulo de horas e dias vividos entre mensagens, chats, fóruns e formações presenciais e a distância, para se aproximar de tudo aquilo aí se passou e, ao passar, tramou acontecimentos e experiências. Afecções diversas transitaram por essa formação arquitetada pelo desejo de um núcleo de pesquisa, que, com suas leituras, experiências e intenções ousou propor um desenho/currículo enredando e enredado de/por muitas mãos. 

Palavras-chave


Formação de professores; Escola que protege; Educação a distância

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e92012234-246

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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