A concepção de álgebra na proposição de Davydov para o ensino de número

Dr. Ademir Damázio (PPGE-UNESC), Drª. Josélia Euzébio da Rosa (PPGE-Unisul), Drª. Ledina Lentz Pereira (UNESC), Drª. Elaine Vieira Banhar (UNESC)

Resumo


Historicamente, a educação escolar estabeleceu a separação entre a aritmética, a álgebra e geometria, o que propiciou movimentos que culmina com a unificação: a Matemática. Porém, as proposições curriculares não traduzem a inter-relação entre esses três campos. O presente estudo afilia-se a Davydov e colaboradores ao adotar o pressuposto de que o ensino de matemática, desde o primeiro ano escolar, deve trazer a ideia de número real, a partir do estudo das grandezas na inter-relação entre as significações aritméticas, algébricas e geométricas. O problema de pesquisa volta-se para a concepção de álgebra nas proposições de Davydov para a introdução do ensino do conceito de número. Para tanto, estabelece-se um diálogo com a literatura referente à concepção de álgebra e a proposição davydoviana. Ao contemplar a relação geral entre as grandezas, Davydov traz componentes da concepção de álgebra como o estudo de relação entre grandezas que variam.

Palavras-chave


Educação Matemática; Concepção; Álgebra; Ensino; Davydov; Número

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e92012280-299

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED