A percepção de uma adolescente multirrepetente sobre sua trajetória escolar

Gradª. Camile Martinelli Silveira (Unisul), Drª. Leonete Luzia Schmidt (PPGE-Unisul)

Resumo


O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2010 e 2011, durante a participação no Projeto de Iniciação a Docência – PIBID.  Objetiva analisar a percepção de uma aluna multirrepetente sobre sua trajetória escolar (tempo e local onde estudou) e do seu aprendizado na escola. Trata-se de um estudo de caso com uma das alunas envolvidas nas atividades do PIBID. A opção por esta aluna como sujeito da pesquisa se deve ao fato de ela estar com 14 anos de idade, ter frequentado sete anos a escola e repetido de ano várias vezes e não ter se apropriado da leitura e da escrita. Foram realizadas entrevistas e análises dos materiais produzidos pela aluna durante o  projeto. As análises evidenciaram que a aluna teve avanços em relação a leitura e a escrita durante o tempo em que participou do projeto. Também evidenciou que para ela a cópia das atividades era indicativo de aprendizagem.

Palavras-chave


Fracasso Escolar; Percepção de Aprendizagem; Trajetória Escolar

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e92012300-317

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED