v. 11, n. 20 (2017)

A Alfabetização é pensada, neste Dossiê, como radicada no tempo histórico (dimensões práticas, cognitivas, políticas, sociais e culturais), submetida a uma crítica radical, de modo a compreender seu papel histórico, a função que exerce e deve criticamente exercer, no que consiste à emancipação do homem. A alfabetização é um CONHECIMENTO que se constituiu e se constitui como Objeto central nos processos sociais, políticos e culturais na práxis formativa dos sujeitos, como um dos instrumentos de emancipação humana. 

Assim, os onze artigos que compõem o presente Dossiê evidenciam um conjunto de temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita ou, como hoje a denominamos – alfabetização - evidenciando embates e enfrentamentos, tanto no âmbito das políticas como dos métodos propostos para a alfabetização das crianças e de adultos que não tiveram acesso à escola ou nela não obtiveram êxito. Assim, contribuindo na continuidade do debate/embate na luta por acesso e apropriação desse patrimônio cultural por toda a população. 

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF/A
Leonete Luzia Schmidt 209-213

Dossiê Temático

O IMPRESSO “LIÇÕES DE LER” NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO. PDF/A
Suzana Lopes Albuquerque, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto 214-231
POLÍTICAS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS DA CIDADE DO ASSÚ/RN (1829-1908) PDF/A
Gilson Lopes da Silva, Marlúcia Menezes de Paiva 232-248
OS PRIMEIROS RUDIMENTOS DE ARITMÉTICA QUE DEVE SABER O MENINO CRISTÃO: ANÁLISE DE UM TRATADO PEDAGÓGICO PUBLICADO NA BAHIA NO ANO DE 1813 PDF/A
Giana Lange Amaral, Fernando Cezar Ripe 249-267
POLÍTICAS DE CIRCULAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO NO SUL DE MATO GROSSO E SEUS MÉTODOS (1927-1961) PDF/A
Thaise da Silva, Estela Natalina Mantovani Bertoletti 268-286
ERASMO PILOTTO E O USO DO MÉTODO MONTESSORI NA ALFABETIZAÇÃO NO PARANÁ PDF/A
Simone Ballmann Campos 287-305
A prescrição da Alfabetização em Minas Gerais a partir da Reforma da Instrução Pública em 1906 e a sua apropriação no Grupo Escolar de Lavras MG PDF/A
Jardel Costa Pereira, Jefferson da Costa Moreira 306-323
História da alfabetização no Brasil: novos termos e velhas práticas PDF/A
Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de Melo, Silvio César Moral Marques 324-343
O terceiro caderno de Alice: reflexões acerca de um evento de letramento no contexto da alfabetização PDF/A
Eliane Peres, Gabriela Medeiros Nogueira 344-364
PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: uma complexa relação de ensinar e aprender PDF/A
Fatima Aparecida Souza Francioli 365-379
EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR E DOS PROCESSOS DE SUBJETIAÇÃO PDF/A
Dulcinéia de Fátima Ferreira 380-394
POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR (1970-1985): IMPACTOS NO SERTÃO ALAGOANO PDF/A
Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Jailson Costa da Silva 395-413

Artigos de Demanda Contínua

O COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA PRÁTICA DE JOAQUIM JOSÉ DE ARAUJO: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL IMPERIAL PDF/A
Cintia Gomes da Silva, Roseane Maria de Amorim 414-432
ANÁLISIS DE LA ACTIVIDAD REGISTRADA EN SITUACIÓN DE CLASE: LA EDUCACIÓN FÍSICA DE NIVEL PRIMARIO EN CONTEXTO PDF/A (Español (España))
María Victoria Goicoechea-Gaona, María Ángeles Goicoechea-Gaona 433-450
A POSTURA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NO CAMPO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR PDF/A
Rosa Maria Bortolotti de Camargo, Rosane Carneiro Sarturi 451-470
PEDAGOGIA PROFUNDA: SUAS RAÍZES, CORPO E ALMA PDF/A
Bruna Laselva Hamer, Marie-Céline G. R. Florio Lorthiois, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini 471-493
O DIREITO À LIBERDADE DE ENSINO À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 PDF/A
Sílvia Ávila Nunes, Letícia Carneiro Aguiar 494-511