v. 12 (2018)

nº Esp. Dossiê: Literatura e infâncias

O Dossiê Literatura e infâncias é resultado de uma reunião farta de saberes realizada no contexto do III Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (III SELIPRAM), ocorrido nos dias 12 e 13 de julho de 2018, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, Portugal. O evento foi uma realização do Literalise - Grupo de pesquisa sobre literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária (CED/UFSC) e do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC/UMINHO), com proposta a provocar espaços de reflexão às linguagens literárias para infância e juvenil contemporânea, que circulam no mercado editorial brasileiro, português e demais países, e as práticas de mediação da leitura literária com crianças e jovens. Suas duas primeiras edições ocorreram na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, nos anos de 2014 e 2016. No ano de 2018, o evento ganhou fôlego, ao realizar a sua terceira edição na Universidade do Minho, internacionalizando-se a partir do espaço geográfico de atuação.Com o objetivo geral de congregar pesquisadores brasileiros, portugueses e de demais países em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil, em particular aqueles cujas investigações relacionam-se à produção literária para crianças e jovens, às práticas educativas construídas em diálogo com essa produção em práticas de mediação da leitura literária, o evento constituiu-se.

Sumário

Editorial

Editorial PDF/A
  1

Apresentação

Apresentação PDF/A
Eliane Santana Dias Debus, Fernando Azevedo, Sara Reis da Silva 2-5

Dossiê ESPECIAL

POESIA PARA A INFÂNCIA – DOIS CAMINHOS ATUAIS VINDOS DE TRÁS: VISUALIDADE E BREVIDADE PDF/A
Ana Cristina Vasconcelos de Macedo 6-25
O ENCONTRO INFÂNCIA E POESIA: LUDICIDADE, IMAGINAÇÃO E (CO)AUTORIA PDF/A
Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira, Eliane Santana Dias Debus, Fernando José Fraga de Azevedo 26-44
POESIA E INFÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE BRINCAR COM AS PALAVRAS PDF/A
Caroline Machado, Lilane Maria de Moura Chagas 45-61
DO CONTO BREVE E DO MICRO-CONTO EM LITERATURA PORTUGUESA PARA A INFÂNCIA PDF/A
José António Gomes 62-70
RETOS ANTE LA LECTURA DE UN LIBRO ACORDEÓN SIN PALABRAS: Alter-Nativo PDF/A (Español (España))
Isabel Mociño-González 71-89
GRANDES CLÁSSICOS EM VERSÕES MINI: O CASO DE O LIVRO DA SELVA, DE RUDYARD KIPLING PDF/A
Sara Raquel Duarte Reis da Silva 90-105
INTERAÇÃO DE BEBÊS COM LIVRO LITERÁRIO PDF/A
Flávia Brocchetto Ramos, Marcela Lais Allgayer Pinto, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto 106-117
A LITERATURA ESCRITA POR INDÍGENAS: TEXTUALIDADES E REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS PDF/A
Rosa Maria Cuba Riche 118-135
BOYS READING: UM PROJETO SOBRE COMO MOTIVAR RAPAZES ADOLESCENTES PARA A LITERATURA PDF/A
Maria da Natividade Carvalho Pires, Maria Manuela Abrantes 136-152