v. 12, n. 22 (2018)

O Dossiê “Feminismos, gênero e sexualidade na Educação” se apresenta em um final de ano sombrio para as classes trabalhadoras brasileiras, e, particularmente às questões que envolvem gênero e educação, com o conservadorismo que se apresentou durante as eleições de 2018 e seguem em seu desenrolar de aprofundamento de perda de direitos fundamentais, como a educação pública e a liberdade de expressão de professoras/es e perseguição ao que setores reacionários designaram, equivocadamente, como “ideologia de gênero”.

Reafirmamos nesse número nossa resistência. Seguiremos falando de feminismos. Seguiremos falando de gênero. Seguiremos falando de sexualidade. E, mais do que tudo, seguiremos falando dentro do campo do marxismo que, a nosso ver, é o que tornará esse mundo habitável contra a barbárie capitalista.

Sumário

Editorial

Editorial PDF/A
  333-334

Apresentação

Apresentação PDF/A
Tânia Mara Cruz, Cláudia Pereira Vianna 335-336

Dossiê Temático

MARXISMO, FEMINISMO E LUTA DE CLASSE PDF/A
Telma Gurgel da Silva 337-349
A INVISIBILIDADE DAS MULHERES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR PDF/A
Renata Gonçalves 350-367
EDUCAÇÃO SEXUAL E PROFESSORES DE UM CURSO DE MEDICINA: A VIVÊNCIA NUMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO CURRICULAR PDF/A
Yalin Brizola Yared, Sonia Maria Martins de Melo 368-387
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO PDF/A
João Fabrício Guimara Somariva, Tânia Mara Cruz 389-409
A FORMAÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E A CRÍTICA AO PATRIARCADO: SUBORDINAÇÕES E RESISTÊNCIAS DE MULHERES PROFESSORAS PDF/A
Ana Paula Costa, Cláudia Pereira Vianna 410-428

Resenhas

ANGELA DAVIS E A LUTA POR LIBERDADE EM TEMPOS DE CRISES PDF/A
Alex Sander da Silva 429-433
CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE - UM MANIFESTO PARA EDUCAR CRIANÇAS FEMINISTAS PDF/A
Ineildes Calheiro, Eduardo Oliveira 434-439

Artigos de Demanda Contínua

INDICADORES EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIAS: CHAVES PARA COMPREENDER A NOVA GOVERNAMENTALIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PDF/A
Karina de Araújo Dias 440-454
A AUTONOMIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ENTRE SILÊNCIOS E DESLOCAMENTOS PDF/A
José Carlos dos Santos Debus 455-470
ASPECTOS DE UMA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: UMA NOVA ORDEM EDUCATIVA PDF/A
Neide Pena Cária, Juliana Coutinho Pereira Alves 471-488