v. 14, n. 26 (2020)

O presente Dossiê, Pensamento crítico na Educação: Estado de Arte e desafios, congrega artigos de pesquisadores e investigadores que, ao longo dos últimos anos, se dedicam às pesquisas no campo do Pensamento Crítico (PC) em interface com diversos campos do saber e contextos, nomeadamente regionais, nacionais e/ou mundiais. As principais tradições que têm impulsionado esta investigação estão presentes, como a filosófica, a psicológica e a educacional, por meio de distintas teorizações, visando potencializar o seu desenvolvimento na globalidade das pessoas, a sua relevância e a visibilidade desta área do conhecimento.

Sumário

Editorial

Editorial PDF/A
  237

Apresentação

Apresentação PDF/A
Yalin Brizola Yared, Rui Marques Vieira 238-241

Dossiê Temático

"A AÇÃO É FILHA DO PENSAMENTO": A RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO CRÍTICO NA RESPOSTA AOS DESAFIOS DO QUOTIDIANO PARA A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR PESSOAL E SOCIAL PDF/A
Amanda Franco, Carlos Saiz 242-255
LOS RETOS DE LA EVALUACIÓN DEL PENSAMIENTO CRÍTICO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR PDF/A (Español (España))
Silvia Fernández Rivas 256-274
PENSAMIENTO CRÍTICO COMO ESTADO REVISIONISTA Y SU SIMETRÍA CON EL PROCESO DE AUTORREGULACIÓN EN EL APRENDIZAJE PDF/A (Español (España))
Jesús Jasso Méndez, Elizabeth Jasso Méndez 275-288
PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: COMPLEMENTARIDADE E NECESSIDADE FRENTE À COVID-19 PDF/A
Themys de Cassia Moura de Carvalho, Leandro da Silva Almeida 289-307
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO MEIO DE ENSINAR O PENSAMENTO CRÍTICO PDF/A (Español (España))
Patricia Morales Bueno 308-324
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO: ENTENDENDO CAMPOS TEÓRICOS E PERSEGUINDO SUAS INTERAÇÕES PDF/A
Edson José Wartha, Edson José Santana dos Santos 325-346
HACIA LA CONSTRUCCIÓN DE UN MODELO DE PENSAMIENTO CRÍTICO DOMINIO-ESPECÍFICO PDF/A (Español (España))
Oscar Eugenio Tamayo Alzate, Yasaldez Eder Loaiza Zuluaga, Francisco Javier Ruiz Ortega 347-363
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE PARA A FUNDAMENTAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIA PDF/A
Regina Maria Guaragna, Ediane Maria Gheno 364-379
ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE QUÍMICA POR MEIO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E ENSINO CTS PDF/A
Ananda Jacqueline Bordoni, Marcelo Pimentel da Silveira, Rui Marques Vieira 380-402
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIAS DA APRENDIZAGEM E O PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO PDF/A
Vivian dos Santos Calixto, Neide Maria Michellan Kiouranis 403-419
CONSTRUÇÃO DE CASO INVESTIGATIVO DE LABORATÓRIO PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE QUÍMICA PDF/A
Luiz Henrique Barros da Silva, Erivanildo Lopes da Silva, Welington Francisco 420-437
EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA E O PENSAMENTO CRÍTICO: REFLEXÕES SOBRE SABERES E FAZERES DO GRUPO EDUSEX PDF/A
Sonia Maria Martins de Melo, Raquel da Veiga Pacheco, Marcia de Freitas 438-453
INTERFACES ENTRE PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: PENSAR POR SI PRÓPRIO, DESAFIO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UM EDUCAR PELA PESQUISA PDF/A
Mônica Wendhausen 454-472