O presente Dossiê, Pensamento crítico na Educação: Estado de Arte e desafios, congrega artigos de pesquisadores e investigadores que, ao longo dos últimos anos, se dedicam às pesquisas no campo do Pensamento Crítico (PC) em interface com diversos campos do saber e contextos, nomeadamente regionais, nacionais e/ou mundiais. As principais tradições que têm impulsionado esta investigação estão presentes, como a filosófica, a psicológica e a educacional, por meio de distintas teorizações, visando potencializar o seu desenvolvimento na globalidade das pessoas, a sua relevância e a visibilidade desta área do conhecimento.
Sumário
Editorial
Editorial | PDF/A |
237 |
Apresentação
Apresentação | PDF/A |
Yalin Brizola Yared, Rui Marques Vieira | 238-241 |
Dossiê Temático
"A AÇÃO É FILHA DO PENSAMENTO": A RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO CRÍTICO NA RESPOSTA AOS DESAFIOS DO QUOTIDIANO PARA A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR PESSOAL E SOCIAL | PDF/A |
Amanda Franco, Carlos Saiz | 242-255 |
LOS RETOS DE LA EVALUACIÓN DEL PENSAMIENTO CRÍTICO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR | PDF/A (Español (España)) |
Silvia Fernández Rivas | 256-274 |
PENSAMIENTO CRÍTICO COMO ESTADO REVISIONISTA Y SU SIMETRÍA CON EL PROCESO DE AUTORREGULACIÓN EN EL APRENDIZAJE | PDF/A (Español (España)) |
Jesús Jasso Méndez, Elizabeth Jasso Méndez | 275-288 |
PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: COMPLEMENTARIDADE E NECESSIDADE FRENTE À COVID-19 | PDF/A |
Themys de Cassia Moura de Carvalho, Leandro da Silva Almeida | 289-307 |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO MEIO DE ENSINAR O PENSAMENTO CRÍTICO | PDF/A (Español (España)) |
Patricia Morales Bueno | 308-324 |
PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO: ENTENDENDO CAMPOS TEÓRICOS E PERSEGUINDO SUAS INTERAÇÕES | PDF/A |
Edson José Wartha, Edson José Santana dos Santos | 325-346 |
HACIA LA CONSTRUCCIÓN DE UN MODELO DE PENSAMIENTO CRÍTICO DOMINIO-ESPECÍFICO | PDF/A (Español (España)) |
Oscar Eugenio Tamayo Alzate, Yasaldez Eder Loaiza Zuluaga, Francisco Javier Ruiz Ortega | 347-363 |
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE PARA A FUNDAMENTAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIA | PDF/A |
Regina Maria Guaragna, Ediane Maria Gheno | 364-379 |
ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE QUÍMICA POR MEIO DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E ENSINO CTS | PDF/A |
Ananda Jacqueline Bordoni, Marcelo Pimentel da Silveira, Rui Marques Vieira | 380-402 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIAS DA APRENDIZAGEM E O PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO | PDF/A |
Vivian dos Santos Calixto, Neide Maria Michellan Kiouranis | 403-419 |
CONSTRUÇÃO DE CASO INVESTIGATIVO DE LABORATÓRIO PARA A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE QUÍMICA | PDF/A |
Luiz Henrique Barros da Silva, Erivanildo Lopes da Silva, Welington Francisco | 420-437 |
EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA E O PENSAMENTO CRÍTICO: REFLEXÕES SOBRE SABERES E FAZERES DO GRUPO EDUSEX | PDF/A |
Sonia Maria Martins de Melo, Raquel da Veiga Pacheco, Marcia de Freitas | 438-453 |
INTERFACES ENTRE PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: PENSAR POR SI PRÓPRIO, DESAFIO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UM EDUCAR PELA PESQUISA | PDF/A |
Mônica Wendhausen | 454-472 |